
Funil de conteúdo e os níveis de consciência.
26/08/2022
O funil de conteúdo é a forma mais efetiva de conscientização de sua audiência. Ele busca auxiliar na jornada de compra de seu público-alvo, desde o momento em que é impactado até se tornar cliente.
É uma estratégia fundamental no Marketing de Conteúdo, principalmente quando falamos de Inbound Marketing.
A partir do funil de conteúdo, é possível identificar em que parte da jornada se encontra o cliente, facilitando a produção de postagens com conteúdo que o guie rumo aos objetivos da empresa.
A ferramenta é dividida em três etapas, cada uma com características específicas e que precisam ser trabalhadas estrategicamente. Falaremos sobre elas a seguir:
TOPO DO FUNIL
O conteúdo topo de funil é aquele pensado para atrair visitantes para sua mídia social e para dar o máximo de informações sobre seu negócio, para que sua audiência se sinta interessada e continue sua jornada até a compra, mesmo que não esteja 100% focada em adquirir algum produto ou serviço específico.
Os conteúdos de topo de funil são aqueles que conseguem atrair o maior número de visitantes.
Para isso, deve ser relevante e de qualidade, mas abrangendo termos mais gerais, para que os possíveis clientes se identifiquem e se aproximem de seu negócio.
MEIO DO FUNIL
Essa etapa exige um pouco mais do pensamento vendedor de uma empresa, visto que, quando pensamos em conteúdos para o meio de funil, o usuário já não é mais um simples visitante que apenas rolou o feed de sua rede social.
Agora, ele já conhece sua empresa, o que ela oferece e como isso pode favorecê-lo.
Por isso, essa é a oportunidade perfeita de aprofundar um pouco mais esse relacionamento, mostrando que você tem aquilo que ele está procurando.
FUNDO DE FUNIL
Após as etapas anteriores, quando sua audiência já tem a atenção voltada à sua mídia social e interesse pelo conteúdo que ela oferece, é chegado o momento de mostrar porque sua empresa deve ser escolhida como a melhor solução.
Então, seguindo um funil de marketing previsível, podemos dizer que, nessa etapa, o internauta está avaliando os fatores positivos e negativos de fechar uma compra, tanto com sua empresa quanto com possíveis concorrentes.
Por isso, nessa etapa de fundo de funil você precisa ser ainda mais objetivo e mostrar para ele que seu negócio é a melhor opção.
Aprenda mais sobre os conteúdos de topo de funil. Afinal, serão os responsáveis pela maior parte do seu tráfego:
Quais são os benefícios do funil de conteúdo?
É possível analisar que o funil de conteúdo é de extrema utilidade dentro de uma estratégia de marketing, e ainda traz benefícios como:
1 – Otimização da gestão: a análise de cada estágio fica mais objetiva e ágil;
2 – Melhores oportunidades: aumenta a possibilidade de fechar negócios com os clientes;
3 – Previsibilidade de resultados: através dos números, é possível prever se os setores de marketing e vendas cumprirão a meta e qual será o tempo necessário para alcançá-la;
4 – Desenvolvimento de produtos: a partir da interação com seus clientes, você poderá encontrar novos caminhos para aperfeiçoar os serviços ou produtos da empresa.
Como criar um funil de conteúdo?
Existem algumas etapas que devem ser seguidas para criar um funil de conteúdo eficiente e de sucesso, que ajude sua empresa.
Em primeiro lugar, você deve definir um perfil de cliente ideal para cada produto ou serviço que oferece.
Além disso, a empresa deve produzir conteúdo, seguindo as etapas do funil já introduzidas, pensando na mensagem que procura transmitir aos visitantes.
Nesse sentido, é essencial pensar em mensagens para cada etapa do funil.
Aquelas mais gerais, para pessoas que ainda estão conhecendo sua marca — e, consequentemente, são do topo de funil —, algumas mais nichadas, que são de meio de funil e, por fim, aquelas que realmente mostram o que você oferece — fundo de funil.
É evidente que, com um número alto de demandas, não será possível se comunicar manualmente com os potenciais clientes.
Por isso, é importante automatizar os fluxos de e-mail e mensagens, que entreguem recados personalizados conforme o comportamento de um grupo de usuários.
Agora que você sabe o que é funil de conteúdo, precisa conhecer a AMMAX.
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