
Setor imobiliário: Como captar leads em qualidade e volume.
22/07/2022
Não existe receita pronta para vender imóveis! São inúmeros fatores que precisam ser levados em consideração em uma estratégia de vendas para o setor imobiliário.
A transformação digital vem mudando a realidade desse mercado. E, nesse cenário, um dos maiores desafios é gerar demanda quantitativa e qualitativa para alimentar o setor comercial. Mas, não só isso, é desafiador também a maneira de relacionar com os leads.
Antigamente, para vender um imóvel era muito mais “força” do que estratégia. Hoje a realidade é completamente oposta, sem estratégia a força de vendas sucumbirá.
Por isso separamos esse artigo. Confira abaixo estratégias capazes de auxiliar a sua força de vendas a alcançar o sucesso.
Inbound Marketing Imobiliário
No cenário atual, o marketing digital e o inbound marketing surgem como soluções ideais para esse segmento.
O processo de decisão no ramo imobiliário é bastante longo e, sendo assim, desafiador. Ninguém decide comprar ou alugar um apartamento em poucas horas. Nos meses que se estendem essa decisão muitas barreiras surgem e podem influenciar o possível cliente. E é aí que o inbound aparece como solução.
Mesmo não se tratando de um processo fácil, se você consegue entender bem seu público, o seu mercado e a metodologia, conseguirá traçar as estratégias certas.
Atração, educação do público, nutrição e qualificação de oportunidades comerciais para os corretores, essas são algumas das vantagens do trabalho do inbound marketing. Isso sem mencionar o menor custo para essas estratégias e maior assertividade em suas ações.
Dicas e orientações para gerar leads no setor imobiliário
De maneira rápida e simplista, para gerar leads você precisa de uma oferta e um formulário. Mas sem uma boa estratégia sua taxa de conversão dificilmente será satisfatória.
É preciso pensar bem e traçar as melhores ofertas, tipos de divulgação, necessidades do seu público, entre outros. Por isso, listamos a seguir dicas e orientações para geração de leads no setor imobiliário.
1. Site e blog
Sites e blogs são os principais canais da sua imobiliária e é preciso garantir que eles estejam focados para a geração de leads. Assim, a presença de formulários, chats, pop-ups e banner de conversão é importantíssimo.
Seja criativo e inteligente na hora de planejar esses pontos de conversão, de forma que chamem a atenção e possibilitem que seu público forneça os dados para você.
2. Criação de conteúdo (para além dos blogs).
O marketing de conteúdo é o coração do inbound marketing e, sendo assim, o principal motor da geração de lead.
Uma boa estratégia de conteúdo deve ser planejada de modo a auxiliar a persona em todas suas etapas da jornada. Desde a atração, conversão e nutrição.
Mas independente das etapas, a prioridade é produzir conteúdos profundos e de qualidade, que realmente ajudem e tirem as dúvidas do possível cliente.
Se a sua imobiliária consegue desenvolver esse tipo de trabalho construirá autoridade no seu mercado, e consequentemente ganhará a confiança dos seus leads.
Outra importante dica é não ficar restrito apenas ao blog corporativo da sua imobiliária, ou mesmo a um único formato de conteúdo.
Para se ter uma ideia, segundo dados da WordStream, empresas que utilizam o vídeo marketing geram uma receita 49% maior do que aquelas que não utilizam.
O que já prova como vídeos e outros tipos de conteúdo mais interativo e criativo podem impulsionar os resultados da sua imobiliária.
A utilização de influencers digitais também é ótima estratégia para ampliar alcance de marca e gerar leads. Sua imobiliária pode realizar uma parceria com influencers e youtubers que se destacam. E fazer conteúdos sobre reformas, mudanças de casa, design de interiores, entre outros temas que envolvem o mercado.
3. Utilize redes sociais.
É preciso parar de pensar nas redes sociais apenas como canais de relacionamento e fortalecimento de marca, pois elas também são fontes potenciais de leads.
Primeiro é necessário estudar bem sua persona e entender em qual rede social seu público estará presente. Depois basta desenvolver as melhores estratégias e divulgar, de forma orgânica ou paga, seus materiais e landing pages.
O LinkedIn, a maior rede de profissionais e networking do mundo, vem crescendo bastante e permite a publicação de artigos dentro da própria rede. E talvez essa possa vir a ser uma boa estratégia para captar contatos para sua imobiliária.
Além disso, o LinkedIn apresenta uma ferramenta de pesquisa avançada para identificar contatos promissores em seu mercado. O que te permite interagir com grupos de interesse e compartilhar conteúdos ricos.
Aqui também não há limites de criatividade. Busque chamar a atenção para sua oferta de forma interativa e diferenciada, de modo a destacá-la. E tente não restringir seu pensamento aos mesmos canais de sempre.
4. Invista em campanhas de performance
Dentro das campanhas de mídia paga, citadas no tópico passado, existem estratégias e ferramentas para otimização e melhorias de performance.
Assim você consegue testar todas as variáveis dentro das suas campanhas de Social Ads (Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, etc) e analisar quais aspectos apresentam maiores resultados.
O AdEspresso, por exemplo, é uma ferramenta que possibilita testar variáveis como imagem, texto, CTA, segmentações, públicos personalizados e por ai vai.
Mas existem outras ferramentas que apresentam essas e outras funcionalidades. Tudo com relatórios avançados das métricas de resultados.
Ao fazer isso, sua imobiliária vai entender quais argumentos apresentam maior taxa de geração de lead ao menor custo.
5. Tecnologia para gerar leads.
Iniciamos esse artigo falando sobre como a tecnologia vem transformando o mercado imobiliário, e parte dos efeitos dessas mudanças são as novas possibilidades para geração de leads.
Chatbots, aplicativos, realidade virtual, AI, são alguns exemplos de inovações que podem e devem ser utilizadas criativamente em ações on e offline das empresas de imóveis. Visando principalmente a captação de contatos comerciais.
Abrir a mente e mudar o mindset é o primeiro passo para isso.
6. Continue pensando em outbound e ações tradicionais.
No tópico anterior falamos sobre ações de campanhas online e offline, e é disso que essa dica diz respeito.
Quando se começa a estudar sobre as vantagens e aplicações do inbound marketing é comum que imaginem que ações tradicionais e de outbound não sejam tão necessárias assim. E é aí que mora o erro.
Inbound e outbound, assim como marketing digital e o marketing tradicional, não são antagonistas. A união inteligente dessas estratégias pode ser bastante favorável à sua imobiliária.
Exemplificando: Pense em exposições de imóveis ou mesmo no patrocínio em eventos que sua imobiliária costuma realizar. Você pode utilizar QR Codes ou mesmo outras estratégias criativas para captar aquele lead em troca de descontos ou outro tipo de oferta. Assim sua empresa conseguirá desenvolver um trabalho posterior de relacionamento e qualificação daquele lead, nutrindo o até o momento certo de compra.
7. Estude seu público, seu comportamento e entenda a jornada de compra.
Você já deve saber que antes de elaborar qualquer estratégia de marketing é preciso definir sua persona e estudar seu comportamento de compra.
Uma persona do ramo imobiliário apresenta características específicas e para construir conteúdos que realmente a ajudem é importante mapear bem a jornada do cliente.
Se você consegue estudar bem a jornada da sua persona você terá mapeado cada dor, dúvida e necessidade. Assim como o cada barreira e influenciador que pode engasgar o processo de decisão de compra de um apartamento.
Tendo em mãos essas dores, motivações e demais características fica relativamente mais fácil construir estratégias de conteúdo para atrair e gerar esses leads.
Um outro fator para entender bem sua persona é delimitar todas suas estratégias de marketing para a pessoa certa. Assim você não perde dinheiro atraindo um público errado que não irá finalizar contrato.
8. Cuidados com as landing pages.
Normalmente as landing pages são uma das principais páginas de captação dentro da estratégia de marketing digital. E dentro da sua estrutura qualquer variável pode interferir nas taxas de conversão.
Sendo assim, é muito importante ter cuidado com a estruturação das landing pages. Cor, copy, formulário, tudo pode interferir nos resultados finais.
Conclusão.
São muitas as possibilidades para gerar leads. E mostramos que a transformação digital e as inovações do mercado abriram ainda mais margem para criatividade na hora de conquistar esses contatos.
E não para por aí, o segredo fica na inteligência estratégica de construir o relacionamento com os leads. Afinal, de nada basta construir uma gorda base de leads se a sua imobiliária não apresenta nenhuma ação de qualificação e nutrição.
E então, sente que está pronto para elaborar essas estratégias na sua empresa? Conta para a gente!