A transformação digital já é realidade. De acordo com um levantamento feito no ano passado pela We are Social, 70% da população brasileira faz uso da internet diariamente. Ou seja, mais de 146 milhões de brasileiros possuem a chamada presença digital , seja com um e-mail e/ou ativo em uma rede social ou fazendo uma pesquisa simples no Google.

Por conta dessa vasta quantidade de usuários presentes no ambiente digital, as empresas se viram forçadas a também levarem as suas práticas de marketing para o universo da internet. E essa visão se agravou ainda mais durante a pandemia, já que muitas empresas se viram forçadas a migrar para o digital para sobreviverem.

Por isso, atualmente, quem não está na web, não existe e assim, também não vende.
Dessa forma, a presença digital das empresas se faz cada vez mais necessária para empreendimentos de todos os tamanhos e setores. Assim, se você não está na web, saiba que seu concorrente e os seus clientes estão.

Não fique para trás! Confira o conteúdo a seguir, que vai te explicar tudo que você precisa saber sobre presença digital.



Anos atrás falava-se muito que a era digital ia chegar com os carros voadores, hologramas, robôs inteligentes e por aí vai.

Tudo bem, podemos não ter os tão sonhados carros voadores, mas as chamadas de vídeo estão cada dia mais modernas, como vimos uma grande melhoria no período da pandemia. Os robôs inteligentes podem não ser aqueles grandes, que se transformam e voam, mas eles já estão presentes na sua vida e você pode não ter percebido.

Assim, quando você faz uma pesquisa no Google, por exemplo, aparece uma lista de conteúdos referentes ao que você procura. Você já reparou porquê essa lista? Não é à toa e sim graças ao SEO! Os robozinhos do Google e Meta estão por toda parte, analisando e verificando todos os sites da web e garantindo que os melhores estejam em destaque naquela lista, para ajudar no momento da pesquisa.

Além disso, você sabia que a lista de conteúdos que aparece indicada na sua Netflix é diferente daquela que aparece para outra pessoa? Isso porque existe uma inteligência artificial por trás do site, que ajuda os usuários a alcançarem a melhor experiência, de acordo com as suas preferências.

Ou seja, o digital está em todos os lugares. Diariamente surgem novas funcionalidades e tecnologias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Hoje em dia, passamos grande parte do nosso tempo utilizando o digital para nos comunicar, locomover, alimentar, divertir, relacionar, trabalhar e etc.

Atualmente, já existem gerações que não sabem o que é viver sem o digital. Então, não há saída, não tem mais volta, bem-vindo a era do digital.


Então o que é presença digital?

Você é daqueles que quando precisa ir a um lugar pesquisa no Google? Se sim, bem, isso é um hábito mais do que comum nos dias atuais. Seja um restaurante, outra cidade ou até um país, quando precisamos conhecer um lugar, usamos os nossos buscadores na web.

E o que isso tem haver com o seu negócio? Tudo!

Quando falamos em presença digital estamos nos referindo a toda imagem ou informação da sua empresa na web. Ou seja: marcar presença no mundo digital com uma página no Facebook, Instagram, site, blog ou no Google Meu Negócio, por exemplo.

Assim, onde quer que um cliente procure por informação da sua empresa, produto ou serviço, ele precisa encontrar. Além de conseguir estar presente digitalmente para atrair novos clientes.

Imagine que a internet é o centro de uma cidade grande, onde o fluxo de pessoas é enorme. Ao longo do tempo delas no centro da cidade/na internet, elas são bombardeadas por diversas informações de outras lojas, marcas e empreendimentos.

No entanto, quando você consegue usar a sua presença digital de maneira estratégica, é possível colocar a sua imobiliária em locais planejados e que os seus potenciais clientes passam todos os dias.

Dessa forma, na internet, é possível descobrir o movimento do fluxo de pessoas que são seus clientes em potenciais e se comunicar com esses consumidores. Transformando-os em clientes.

Voltando ao exemplo da cidade, pense que o fluxo de pessoas no centro é gigante, mas pessoas com características e gostos iguais passam diariamente pelas mesmas ruas e no mesmo horário. Se você conseguir estar presente nos locais em que seu público principal está, você terá mais chance de conseguir convertê-lo em seu cliente.

Além de estar no centro da cidade, que possui um fluxo intenso de pessoas, você precisa conseguir realmente chamar a atenção delas (porque estão recebendo inúmeros outros estímulos dos seus concorrentes) e isso não é nada fácil.

Estamos falando a respeito do posicionamento e estratégia. Tudo explicado anteriormente requer um trabalho de marketing digital e marca muito bem elaborados.

E qual a importância da presença digital estratégica?

Ter uma presença digital bem estabelecida é fundamental para conseguir atrair novos clientes e conseguir desenvolver a sua imobiliária.

Quando essa presença digital consegue ser bem estratégica, bem desenvolvida e elaborada com base em dados e no comportamentos dos seus clientes é possível:

  • Ganhar espaço no mercado.

Se você ainda não possui uma presença digital, é preciso ficar atento. Seu concorrente não só possui uma presença digital, como também uma muito bem planejada e estratégica. Por isso, ao estar presente na web, você consegue competir com outra empresa do outro lado da cidade, além de outra cidade.

Você pode até achar demais, mas, saiba que o seu potencial cliente está na internet, e ele está sendo bombardeado diariamente por essas outras empresas.

  • Melhorar a comunicação com seu cliente.

Para gerar boas e constantes vendas, é preciso se comunicar com o cliente. Para isso, é preciso criar uma estratégia que consiga fortalecer a imagem da sua empresa.

A melhor parte é que o marketing digital te dá a chance de segmentar as suas publicações, ou seja, você consegue se comunicar apenas com as pessoas que você sabe que possuem mais chances de se converterem ao status de cliente.

Seja por meio de conteúdos, publicações ou até nas mensagens diretas das redes sociais, a possibilidade de se comunicar é um excelente potencializador de conversões.

  • Ter visibilidade.

A visibilidade na web permite que o seu negócio não só esteja visível para quem está procurando por você, mas pessoas que nem sequer ainda sabem da sua marca, utilizando estratégias como SEO e um site otimizado e estratégico para atrair clientes.

Assim, além de estar sempre alcançando uma visibilidade ainda maior, é possível estar sempre oferecendo conteúdos informativos e estreitando o laço de confiança entre a sua marca e o seu cliente.

  • Conseguir autoridade.

Alguma vez você já pesquisou uma marca no Google e não achou? Se sim, é normal surgir aquele sentimento de desconfiança: “Será que essa empresa existe mesmo?”. Isso é normal.

É um conhecimento quase que subentendido nosso que aquilo que não está no Google não existe, afinal estamos falando do maior buscador do mundo.

Ter uma presença digital bem consolidada te dá então essa autoridade e credibilidade.

Imagine aquela analogia anterior do centro da cidade. Ter uma presença digital não é só ter uma loja localizada estrategicamente, mas sim várias, que vão conseguir reforçar a imagem do seu negócio como muito bem visível e com autoridade naquilo que faz.

Saiba que não ter uma presença digital não impede que um cliente fale da sua marca online (positivamente ou negativamente) mas, estar lá, não só te dá o direito de resposta, como também te dá maior visibilidade.

  • Aumentar as vendas.

Quando olhamos para a somatória de todos os benefícios anteriores, fica muito claro que o números de vendas tende a aumentar como consequência das ações anteriores.

Conseguir estar presente no mercado, ter uma boa comunicação com as pessoas, ter uma marca forte e outros mais, vão levar muito mais vendas até a sua empresa.

A verdade é que ter uma presença digital sólida e estratégica é a maneira mais eficaz de ser encontrado atualmente. É muito difícil (para não falar que é impossível!) que uma empresa tenha abraçado uma transformação digital e depois volte nas suas decisões.

Isso acontece porque todos conseguem ver rapidamente a melhora nos resultados que o marketing digital, quando bem planejado e construído, consegue levar em curto, médio e longo prazo.

Aqueles que ainda não possuem uma presença digital bem planejada estão fadados a ficarem estagnados e a caírem no esquecimento das pessoas.

Você quer saber como mensurar esforços em Marketing Digital e identificar as principais oportunidades de melhorias? Conte com a AMMAX, temos 16 anos de experiência no mercado imobiliário e estamos prontos para ajudar a sua empresa.